Postagens

Mostrando postagens de setembro 1, 2020

Visão da Educação Atual

Imagem
  Acredito que a educação – de uma criança, de um jovem ou de um adulto – é um desafio constante e que isto enfrenta a necessidade de readaptações e a assimilação de novos instrumentos para interagir com seu tempo e seu meio. Por conseguinte, pratico uma pedagogia na qual a capacidade didática e o talento do educador, aliados ao seu conhecimento técnico e maturidade profissional, são os ingredientes fundamentais para que se estabeleça uma aliança de aprendizagem nesse ideário de ensino libertador e “potencializador” de um ser humano. Contudo, vale ressaltar que o aprender envolve desenvolvimento, ambiente, condições emocionais, família, escola e condições orgânicas da criança. Qualquer um destes fatores estando abalados a aprendizagem não acontecerá adequadamente. É importante levar em consideração os processos neurais envolvidos no ato de aprender. Assim, o aprender é resultado de interação do indivíduo com o meio ambiente que envolve os diferentes centros nervosos. Com isso, inve...

Desenvolvimento Neuropsicomotor

Imagem

Brincadeira na Infância

Imagem
A brincadeira mostra como a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas. Numa brincadeira a criança tem de tomar decisões, combinar regras, negociar papéis, ter criatividade, autoestima, imaginação, entre várias outras coisas. Ademais,  trata-se de uma atividade social aprendida através  das interações humanas. Desta feita, é  o adulto ou são as crianças mais velhas que ensinam o bebê a brincar, interagindo e atribuindo significado aos objetos e às ações. Em suma, brincar contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional.

Neurociências e os Quatro Pilares da Educação

Imagem
 

TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Imagem
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Quanto à etiologia, e studos descrevem que pessoas com TDAH possuem alterações nas áreas corticais.  Assim, para uma criança, ou um adolescente, com TDAH manter a atenção alternada, dividida e concentrada são tarefas difíceis de serem executadas.  Podendo, com isso, ocorrer a ligação de fatores genéticos, ambientais, pré-natal e pós-natal.