Alguns tipos de Transtornos de Ansiedade

 


Tipos de ansiedade


1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. Se caracteriza exclusivamente pela preocupação excessiva em relação a coisas relacionadas à vida ou rotina da pessoa: relações interpessoais, estudo, trabalho, condições de saúde, entre outros.

Essa preocupação excessiva acaba por causar sofrimento e por prejudicar as atividades diárias e qualidade de vida da pessoa. Cansaço, irritabilidade, tensão muscular, insônia, palpitação e problemas gastrointestinais são os principais sintomas da TAG.


2. Fobia social

Esse tipo de ansiedade se caracteriza pelo medo e ansiedade exagerados em situações de convívio social, nas quais a pessoa possa se sentir sob avaliação ou julgamento.

fobia social vai muito além de um medo ou nervosismo em falar em público. Pessoas com esse tipo de ansiedade, se sentem constrangidas e desconfortáveis em situações comuns do dia a dia, como comer, beber ou pedir uma orientação ou informação.


3. Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é um dos tipos de ansiedade mais comum. É caracterizado por ataques de pânico e medo espontâneos, repentinos e inesperados. Esses episódios estão relacionados a crises de ansiedade intensas associados a sintomas físicos, como: aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, sudorese e tremores.

Entre os sintomas comportamentais, pode haver a sensação de medo de morrer ou perda de controle. Um ataque de pânico normalmente dura de 15 a 30 minutos, segundo o Ministério da Saúde.


4. Agorafobia

A agorafobia se caracteriza pelo medo e ansiedade em locais ou situações em que a pessoa não considera seguros. Nesses casos, acontece uma espécie de insegurança que é desproporcional ao perigo que realmente pode acontecer.

Exemplos de locais e situações comuns são: filas de supermercado, transporte público ou locais abertos ou na multidão.


5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é caracterizado pela junção de pensamentos obsessivos com compulsões. Essas obsessões podem se manifestar através de ideias, imagens ou pensamentos que acontecem de maneira repetitiva, gerando ansiedade.

Esses ciclos de compulsão e obsessão, além de causar ansiedade, podem trazer prejuízos à rotina de quem o enfrenta.


6. Estresse pós-traumático

Ao passar por um evento traumático, como um assalto, acidente de trânsito ou a perda de alguém especial, podem ocorrer sintomas de um estresse pós-traumático, o qual é caracterizado como um tipo de transtorno de ansiedade.

Esse transtorno faz com que a pessoa tenha crises de ansiedade ao relembrar a situação que causou o trauma, apresentando sintomas, como: falta de ar, taquicardia, sudorese e sensação de medo constante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de Burnout

Diferença entre Reforçadores e Preferência

Depressão na Adolescência