Trabalho e Carreira


 Entretanto, no que se refere ao trabalho e carreira, é de suma importância apontar o quanto é errônea a ideia de que, após a infância e a adolescência, esse adulto não irá mais avançar, ficando estagnado.


[...] a aprendizagem, mudança e evolução param na infância ou adolescência é uma simplificação excessiva e errónea (Rutter, 1996). Nesse sentido, tornou-se essencial que as conceptualizações do desenvolvimento humano (e dos percursos de vida), tomassem em conta o carácter mutável da idade adulta, ao invés desta ser encarada como um período normativamente uniforme e inalterado em termos de desenvolvimento (AGUDO, 2008, p. 9).


Contudo, pode-se apontar que “adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do jovem”.

Dessa forma, ele passa e responde de forma diferente, também, às conquistas, dilemas e perdas que lhe cerca diariamente e tem que responder a elas - a forma com que faz isso é diferente, pois ele “traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas” (OLIVEIRA, 2004, p. 217).

Mediante ao exposto, não se pode esquecer de citar Erik Erikson [1] (1902 - 1994), o qual foi “um precursor incontornável das teorias do desenvolvimento na idade adulta”, ampliando o pensamento de Freud ao afirmar que o desenvolvimento do Ego é para toda a vida, apontou, também, a distinção existente na idade adulta, diferenciando-a da idade adulta jovem, vindo, então, a defender “a existência de uma sequência normativa de aquisições psicossociais em cada etapa”, sendo, portanto, “uma sucessão de fases críticas, de momentos decisivos, onde se joga o progresso ou a regressão, a integração e a sujeição” (AGUDO, 2008, p. 9).

Assim, formulou os Estágios Psicossociais – oito crises principais (as quais estão relacionadas ao estágio de maturação biológica e pelas demandas sociais do indivíduo em experimentar em determinados momentos da vida).

Quanto ao estágio da idade adulta, Erikson as dividiu em três; porém, conforme a temática do trabalho (pessoas a partir dos 50 anos de idade), será abordado apenas o sétimo [2]e oitavo estágio [3]: meia idade (40 anos até, aproximadamente, 60 anos) e maturidade (após 60 anos). Em linhas gerais, a meia idade tem como crise a generatividade e a estagnação . Por fim, a maturidade apresenta crise entre integridade do ego e desespero. Portanto, Erikson acreditava que as pessoas podem continuar a mudar suas vidas, além disso, sempre estão em constante aprendizado, com ganhos de novas experiências e conhecimentos. E é isso que faz do adulto um ser possuidor de maiores experiências do que crianças, adolescentes e jovens e, se isso não ocorresse, a humanidade estaria fadada a estar presa num devido estágio do desenvolvimento.

Em suma, no que se refere aos “ciclos da vida”, percebe-se haver uma compreensão mais minuciosa do fenômeno do desenvolvimento, sendo este adulto inserido no seu mundo social, em situações histórico-culturais específicas, podendo, assim, fazer parte do mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele que se encontra a criança e o jovem, pensando e respondendo de forma diferente, também, às conquistas, dilemas e perdas que lhe cerca diariamente, pois esse adulto traz consigo uma história mais longa, repleta de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.

Vale salientar que, referente aos papéis dos relacionamentos sociais nas vidas das pessoas de meia-idade (adulto intermediário), pode-se apontar que, de acordo com Nogueira (2001) procurar referência nas aulas de Desenvolvimento, as relações sociais na vida intermediária permitem o desenvolvimento do self, o que dá sentido às experiências importantes na vida do indivíduo, oferecem apoio, e novos propósitos.

Por se tratar de uma transição importante na fase da vida, os filhos começam a sair de casa, a vida já está estagnada de certa forma, e os aspectos de decaimento físico começam a surgir, portanto estabelecer novas relações permitem ao sujeito um envelhecer mais saudável.

Como dilemas e perdas, pode-se apontar a aposentadoria, a qual acarreta mudanças bruscas na vida desse indivíduo, as quais podem impactar diretamente na sua saúde psicológica. 

Nesta fase da vida, sem ter um “trabalho”, esse adulto tardio (adulto maduro) pode nutrir uma sensação de que a vida está perdendo o sentido, as relações sociais passam a ser menores, e o tédio começa a fazer parte da rotina e, além disso, os aspectos físicos e de saúde impulsionam no descontentamento desse indivíduo; portanto, nesta fase da vida há o surgimento de ansiedade, baixa

auto-eficácia, baixa autoestima e a depressão, como já fora anteriormente citada, torna-se cada vez mais comum. Logo, é de grande valia dar importância a esses novos desafios, tanto por parte do adulto tardio, buscando novos propósitos de vida, quanto da família, se possível, ajudando a ressignificar a vida do mesmo.

Ademais, os psicólogos precisam estar atentos a tais mudanças político-econômicas, porque impactam diretamente na vida de todos (profissional e sujeitos atendidos). 

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Notas:

1.Ele foi um psicanalista responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na psicologia (oito estágios do desenvolvimento pessoal) e um dos teóricos da psicologia do desenvolvimento.

2. É nesse estágio que se contrapõem a generatividade (Representa a relação que o homem mantém com a sociedade e seu zelo com a geração futura (MAGALHÃES; GOMES, 2005) e a estagnação (Pode se fazer presente, sendo necessário resolver o que ficou pendente emocionalmente para avançar no sentido de uma maturidade adulta), havendo, assim, um maior cuidado, preocupando-se tanto com os filhos, quanto idéias e produtos. Com isso, há “uma necessidade de transmitir, de ensinar, como forma de fazer-se sobreviver, de valer a pena todo o esforço de sua vida, de saber que há um pouco de si nos outros. Isso impede a absorção do ser em si mesmo, a estagnação, o tornar-se lamuriante. O foco da generatividade pode ser os filhos, mas também criações diversas, no trabalho e na arte. Todas as forças surgidas em estágios precedentes (esperança, vontade, propósito e competência, fidelidade e amor) se mostram essenciais para a tarefa geracional de cuidar da geração seguinte” (MINOZZO, Leandro. A Teoria de Erikson e a Compreensão da Terceira Idade Disponível em: <https://www.leandrominozzo.com.br/a-teoria-de-erikson-e-a-compreensao-da-terceira-idade/>. Acesso em 02 jun. 2022).

3. De acordo com Minozzo (2018): “O oitavo estágio, chamado de velhice, apresenta como conflito a integridade e a desesperança, quando o ser humano passa a refletir sobre sua vida. Nesse estágio, sobressai-se a sabedoria, que remete ao saber acumulado ao longo dos anos, a capacidade de julgamento maduro e justo, e a compreensão abrangente dos significados, e a forma de ver, olhar e lembrar as experiências vividas” (Disponível em: <https://www.leandrominozzo.com.br/a-teoria-de-erikson-e-a-compreensao-da-terceira-idade/>. Acesso em 02 jun. 2022.


REFERÊNCIAS


AGUDO, Viviana Raquel Cascalheira. A transição para a idade adulta e os seus marcos: que efeito na sintomatologia depressiva? Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3086/2/ulfp037654_tm_tese.pdf>. Acesso em 12 abril 2022.


MINOZZO, Leandro. A Teoria de Erikson e a Compreensão da Terceira Idade. Disponível em: <https://www.leandrominozzo.com.br/a-teoria-de-erikson-e-a-compreensao-da-terceira-idade/>. Acesso em 12 abril 2022.


NOGUEIRA, Eliete Jussara. Rede de relações sociais: um estudo transversal com homens e mulheres pertencentes a três grupos etários. Tese (Doutorado em Educação). Campinas, SP: Faculdade de Educação: UNICAMP, 2001. Disponível em:<https://core.ac.uk/download/pdf/296829677.pdf>. Acesso em 12 abril 2022.


OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/VfHTCkV5SFZWZf8PNwHk5Xk/?lang=pt>. Acesso em 12 abril 2022.


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